Segurança torna-se uma Oportunidade
No mundo atual, as instituições financeiras e seus clientes não só dependem em uma variedade de serviços de banco eletrônico, mas também esperam que estes serviços sejam inovadores e fáceis de utilizar. Como os pagamentos e serviços bancários online são hoje parte de nossas vidas, eles se tornaram um alvo interessante para fraudadores.
Tipos de Fraude
Atualmente, autenticação de usuários é somente o pontapé inicial. A verdadeira verificação de identidades e transações é o passo final que nenhum banco ou instituição financeira deve ignorar para se proteger de ameaças, como:
Fraudes no PIX
O sistema de transferência de valores usando PIX revolucionou o mercado brasileiro, facilitando a transferência de dinheiro entre pessoas e entidades. Os criminosos, porém, viram também uma oportunidade para facilitar os roubos através de sequestro relâmpago: usando o PIX dos clientes, e contas usadas somente para receber e sacar os valores. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), entre janeiro a julho de 2021, houve um aumento de 39,1%, com 206 boletins de ocorrência de sequestro-relâmpago com PIX.
A solução mais viável para impedir a crescente onda de golpes via PIX é por meio de soluções de MFA – Autenticação Multi Fator. Ao inserir um token no processo de transferência, por exemplo, o risco do usuário é reduzido ao mesmo tempo em que ele continua usufruindo de todos os benefícios da operação PIX.
Faça o download do nosso WhitePaper de soluções para eBanking!
Aprenda sobre as Soluções Datablink
A Datablink cria um canal seguro entre o dispositivo e o back-end de um banco. Seja um dispositivo físico Datablink ou um aplicativo mobile, ele requer a ação ou presença do usuário enquanto também emprega técnicas de desafio e resposta e assinatura. Nenhuma outra empresa de autenticação oferece essa abordagem avançada.
Autenticação Avançada
Os dispositivos físicos e aplicativos móveis da Datablink fornecem segurança significativamente melhorada em comparação com tokens tradicionais. Por meio de tecnologia patenteada, o Datablink implementa um mecanismo de desafio e resposta para a autenticação avançada dos usuários - desde a leitura de uma imagem piscando até a geração de uma senha dinâmica única. As organizações podem personalizar facilmente o tamanho da tela, rótulos e outros recursos para atender a necessidades específicas.
Assinatura de Transações
Autenticar um usuário é a primeira etapa. Verificar cada transação individual é a chave. A tecnologia inovadora de leitura de tela da Datablink libera o usuário da necessidade de inserir dados novamente para gerar assinaturas eletrônicas para uma transação. Ao empregar a assinatura de transações usando uma chave interna exclusiva, hora e dados de transações, o Datablink oferece proteção até mesmo contra os esquemas de fraude mais sofisticados vistos hoje.
Como a solução funciona
Os dispositivos físicos e aplicativos móveis da Datablink podem ser implantados com base nas necessidades específicas de uma organização e nas preferências de seus usuários:

Dispositivos Físicos
Os dispositivos físicos da Datablink utilizam tecnologia avançada para criar um canal seguro com o back-end da instituição financeira, via sistema de leitura de tela, ou via bluetooth. A tecnologia encripta os dados fim-a-fim, garantindo que os dados não possam ser interceptados e adulterados.
O usuário simplesmente pressiona o botão do token bluetooth para ligar e automaticamente receber os valores da transação para serem conferidos e confirmados rapidamente ao pressionar o botão de ok, ou utiliza a leitura de tela para receber os valores e digitar a assinatura, garantindo integridade de transações e não-repúdio.

Aplicativos Mobile
As bibliotecas para apps da Datablink permitem que os usuários recebam uma notificação em seu telefone (notificação push) que inclui sua solicitação de aprovação de tentativa de autenticação ou detalhes de transação, bem como uma solicitação de verificação. A verificação dos detalhes da transação será comunicada automaticamente ao backend e a transação será aprovada. Se nenhum canal de dados estiver disponível, o aplicativo Datablink pode ser usado para tirar uma foto do QR Code com a câmera do telefone, exibindo o valor da transação na tela do telefone.
O usuário confirma e valida a transação, gerando uma assinatura eletrônica ideal para aplicações de e-commerce ou bancos e instituições financeiras.
Hardware Tokens
Datablink Device 500
O Datablink Device 500 inova ao permitir transações seguras via Bluetooth, com segurança e controle de chaves, múltiplos tokens por dispositivo, facilidade de uso e transmissão de dados, login seguro e validação das transações no seu amplo display.
As chaves dos tokens são geradas dinamicamente pela instituição financeira, e pode ser alterada somente pela mesma. Somente o usuário, próximo ao computador ou dispositivo mobile no qual está sendo feita a transação, poderá receber os dados, confirmar no display, e aprovar ou rejeitar de forma fácil e intuitiva.
Assinatura de transações out-of-band, login seguro, e transações encriptadas fim-a-fim, protegendo clientes contra Account Takeover (ATO), ataques Man-in-the-Browser (MitB), Man-in-the-Middle (MitM), e muito mais!
Datablink Device 200
O Datablink Device 200 oferece segurança significativamente aprimorada em comparação com tokens tradicionais. Por meio de tecnologia patenteada, o Datablink Device 200 cria um canal seguro com o back-end da instituição financeira.
Ele permite autenticação avançada e assinatura de transações financeiras, lendo uma imagem piscante e gerando um desafio de uso único e uma senha ou assinatura dinâmica baseada em resposta.
Ao contrário das soluções da concorrência, o Datablink Device 200 é uma solução verdadeiramente intuitiva que oferece facilidade de uso incomparável com sua tecnologia única de leitura de tela.
SDKs de Autenticação
Datablink Management SDK
O Datablink Management SDK fornece às organizações as ferramentas e bibliotecas necessárias para o desenvolvimento de uma solução de segurança para mobile ou internet banking.
Com baixos custos de gerenciamento e desempenho mínimo ou impactos ambientais, o Datablink Management SDK permite a integração suave das soluções avançadas de autenticação e assinatura de transações da Datablink, ao mesmo tempo que permite a validação diretamente dentro de aplicativos legados ou novos de uma organização - operados como autônomo, servidor cliente ou da web.
Datablink Mobile SDKs
Os SDKs Datablink Mobile são um conjunto de bibliotecas que ajudam bancos ou instituições financeiras a desenvolver autenticação multi-fator e assinatura de transações em seus aplicativos móveis.
As bibliotecas estão disponíveis para Android e iOS e são compatíveis com aplicativos híbridos que também não usam codificação nativa. Ao implementar os SDKs, o banco pode incorporar a tecnologia de assinatura em um aplicativo de mobile banking, por exemplo.
Suporte
Use as informações de contato abaixo ou envie um e-mail para [email protected] ou [email protected]. Nota: O suporte da WatchGuard não oferece suporte para soluções Datablink diretamente.
Informações de Contato
WatchGuard Minas Gerais
[email protected]
AV. Sapucaí, 549, Boa Vista II,
Sta. Rita do Sapucaí, MG
CEP 37540-000
WatchGuard São Paulo
[email protected]
Rua Surubim, 577, cj 92
Cidade Moncoes, Sao Paulo, SP
CEP 04571-050