Comunicato stampa
Giu
05

Relatório da WatchGuard revela deteção generalizada do malware “Pandoraspear” que visa Smart TVs empresariais

A análise mostra uma subida nas deteções de malware nos endpoints e um ataque generalizado aos navegadores baseados no Chromium no início do ano

LISBOA – 5 de junho, 2024 – WatchGuard® Technologies, líder mundial em cibersegurança unificada, anunciou hoje os resultados do mais recente Relatório de Segurança na Internet (ISR) uma análise trimestral que detalha as principais ameaças de segurança de malware, rede e endpoint observadas pelos investigadores do Laboratório de Ameaças da WatchGuard durante o primeiro trimestre deste ano.

Entre as principais conclusões do relatório destaca-se que, embora as deteções gerais de malware na rede durante o trimestre tenham descido quase metade em comparação com o trimestre anterior, as deteções de malware direcionado aos endpoints aumentaram 82%. Houve uma redução de 23% nas deteções de ransomware em comparação, com o quarto trimestre de 2023, com uma diminuição de 36% nas deteções de malware de dia zero. O relatório também mostra que o malware Pandoraspear, que visa smart TVs empresariais com um sistema operacional Android de código aberto, integra a lista dos 10 malware mais detetados, o que destaca o risco potencial de vulnerabilidades em dispositivos IoT para a segurança corporativa. 

Os resultados do Relatório de Segurança na Internet, referente ao 1º trimestre de 2024, demonstram a importância de as organizações de todas as dimensões protegerem os dispositivos conectados à Internet usados para fins comerciais ou de entretenimento”, disse Corey Nachreiner, Diretor de Segurança da WatchGuard. 

Nachreiner acrescenta: “Como vimos em muitos ciberincidentes recentes, os cibercriminosos podem ter acesso a uma rede empresarial através de qualquer dispositivo ligado e mover-se lateralmente, causando danos tremendos a recursos críticos e divulgando dados sensíveis. É agora imperativo que as organizações adotem uma abordagem de segurança unificada, que pode ser gerida por MSPs, que inclui uma ampla monitorização de todos os dispositivos e endpoints.

Outras descobertas importantes do relatório da WatchGuard incluem:

  • O volume médio de deteções de malware pela Firebox da WatchGuard diminuiu quase metade (49%) durante o primeiro trimestre, enquanto a quantidade de malware entregue através de uma ligação encriptada aumentou 14% no primeiro trimestre (69%).
  • A nova variante da família de malware Mirai, que visava os dispositivos TP-Link Archer, através de uma vulnerabilidade mais recente (CVE-2023-1389) para aceder a sistemas comprometidos, surgiu como uma das campanhas de malware mais difundidas do trimestre. Esta variante atingiu quase 9% de todas as Fireboxes da WatchGuard em todo o mundo. 
  • Neste trimestre, os browsers baseados em Chromium foram responsáveis pela produção de mais de metade (78%) do volume total de malware proveniente de ataques contra browsers ou plugins, um aumento significativo em comparação com o trimestre anterior (25%). 
  • Uma vulnerabilidade na aplicação de balanceamento de carga do Linux HAProxy, amplamente utilizada, que foi identificada pela primeira vez em 2023, esteve entre os principais ataques de rede do trimestre. A vulnerabilidade mostra como os pontos fracos de um software popular podem conduzir a um problema de segurança generalizado.

Consistente com a abordagem da Plataforma de Segurança Unificada da WatchGuard® e com as atualizações trimestrais de investigações anteriores do Laboratório de Ameaças da WatchGuard, os dados analisados neste relatório trimestral são baseados em Threat Inteligence anónima e agregada de produtos ativos de rede e endpoint da WatchGuard cujos proprietários optaram por partilhar com a equipa de especialistas responsável pela investigação. 

Para uma visão mais aprofundada da investigação da WatchGuard, faça o download do Relatório de Segurança na Internet, referente ao 1º semestre de 2024: https://www.watchguard.com/wgrd-resource-center/security-report-q1-2024

Informazioni su WatchGuard Technologies, Inc.

WatchGuard® Technologies è leader a livello globale nella sicurezza informatica unificata, con soluzioni progettate appositamente per i fornitori di servizi gestiti. Con la sua Unified Security Platform®, WatchGuard si differenzia poiché offre ambienti di sicurezza reale per il mondo reale che coprono reti, endpoint e identità avvalendosi dei progressi dell'intelligenza artificiale e dell’approccio Zero Trust per garantire una protezione solida e scalabile. 

Scelta da oltre 17.000 rivenditori di sicurezza e fornitori di servizi gestiti che proteggono oltre 250.000 aziende, WatchGuard aiuta i partner a crescere rapidamente, a superare gli ostacoli operativi e a fornire risultati solidi, senza altri fornitori o console né complessità aggiuntive. 

WatchGuard ha sede a Seattle, Washington, USA, con uffici dislocati in tutto il mondo. Scopri di più su WatchGuard.com, segui WatchGuard su LinkedIn o visita il CyberSecurity Hub di WatchGuard per informazioni in tempo reale sulle minacce. 

WatchGuard è un marchio registrato di WatchGuard Technologies, Inc. Tutti gli altri marchi sono di proprietà dei rispettivi proprietari.